quinta-feira, 12 de junho de 2014

Mundial 2014: «Futebol volta a casa», mas tensão social pode «estragar a festa» (Osservatore Romano)

Mundial 2014: «Futebol volta a casa», mas tensão social pode «estragar a festa» (Osservatore Romano)


Agência Ecclesia
 
(Lusa)
(Lusa)

 

 

Presidente da Associação de Jogadores Italianos projeta campeonato do Brasil no jornal do Vaticano

Cidade do Vaticano, 11 jun 2014 (Ecclesia) – O ex-futebolista Damiano Tommasi, presidente da Associação de Jogadores Italianos, assina o artigo de antevisão do jornal do Vaticano para o Campeonato do Mundo do Brasil, que se inicia esta quinta-feira, escrevendo que “o futebol volta a casa”.
“O Brasil é, de facto reconhecido, como o seu lar habitual (do futebol). A Inglaterra considera-se o berço, com justiça, mas a casa é o Brasil. Sorriso, divertimento, júbilo, ritmo e paixão são as caraterísticas do modo de viver o futebol, que conservam plenamente a sua verdadeira essência”, pode ler-se na edição de quinta-feira de ‘L’Osservatore Romano’, já disponível na internet.
O antigo jogador admite que existe uma “tensão” que pode “estragar a festa”: “Por um lado as despesas excessivas para acolher a competição de futebol estiveram no centro de numerosos protestos por parte de quantos teriam querido, ao contrário, investimentos para a melhoria da saúde pública, da educação e da segurança”.
“Por outro, há a tensão desportiva, na qual a expectativa não diz respeito ao futebol e à sua celebração no templo maior, mas precisamente à Copa do Mundo (a de 1950) e ao seu regresso a casa”, acrescenta Tommasi, recordando o Mundial perdido pelo Brasil, no Maracanã, frente ao Uruguai, o “fantasma celeste”.
Para o ex-futebolista, este será um campeonato especial “devido ao clima” e à distância entre as várias cidades que acolhem os jogos.
“Naturalmente os favoritos são o Brasil e a Espanha, atual campeã”, conclui Damiano Tommasi.
OC

Sem comentários:

Enviar um comentário