domingo, 29 de junho de 2014

DIA DO BRANDEIRO


DIA DO BRANDEIRO

José Rodrigues Lima


O DIA DO BRANDEIRO faz parte do calendário festivo de Melgaço.

A comemoração foi instituída pela “Declaração Patrimonial” de 7 de Setembro de 1996, tornada pública aquando da concretização do projecto “Memória e Fronteira”.

Assim, no próximo dia 2 de Agosto, os trabalhos do quotidiano vão dar lugar aos rituais festivos, prestando homenagem aos homens do cajado firme e aproveitando para divulgar a riqueza patrimonial de uma comunidade agro-pastoril, localizada na Branda da Aveleira, a cerca de 1200 metros de altitude.

Seguindo a “Rota da Transumância” todos aqueles que privilegiam o ambiente serrano e cultural, num verdadeiro “diálogo com a memória dos homens e das coisas”, comungaram a ancestralidade, reconhecendo um património singular com cardenhas e marcantes vestígios glaciares.

“Dos caminheiros de olhos cheios de memória e pensamentos lavados pela aragem”, ouvir-se-ão expressões de sabedoria: “Quem é do monte volta pró monte, como o melro puxa à silvareira”.

As vivências e emoções dos brandeiros passam pelos “labores feitos com logões, arranjar a couçoeira, arrumar a bezerreira e consertar o tarambelho”.

O murmurar dos ribeiros do Aveleira, do Vidoeiro, do Calcado e a paisagem cultural convidam-nos a usufruir de um território onde se entrelaçam a geografia, a história, a arqueologia, a antropologia, a economia e a geologia num verdadeiro retorno ás origens.

Possuindo condições para a usufruição turística, a Branda da Aveleira responde a grupos sociais que privilegiam o contacto com a flora e a avifauna, ao mesmo tempo que descobrem, com surpresa, caminhos íntimos da cultura das raízes.

Seleccione uma casa de montanha para dar descanso ao corpo e paz ao espirito….

É por aqui… Cumprimos a tradição…

Na sombra das pegadas dos brandeiros descobrimos que a “arte de sobrevivência” conviveu com a arte da solidariedade activa”.

Sem comentários:

Enviar um comentário