segunda-feira, 23 de junho de 2014

Dar Alma à Vida XIV


Dar Alma à Vida XIV

 Ter amor à vida, dar-lhe alma… não é um favor, é uma obrigação moral e ética.

A vida é um Dom e quando se trata de um Dom, aceitamos, estimamos, amamos e cuidamos dele com mais respeito do que aquele objecto que nos oferecem. A vida não é um objecto, por isso, não gostamos só, mas venerámo-la.



Eu gosto e amo tudo o que me é oferecido por mais simples que possa ser. É um dom. Ora o Dom da Vida que nos foi dado por Deus é inigualável a qualquer outro dom. Ninguém é o senhor da sua Vida, muito menos senhor da Vida dos outros.

É ético que o Amor seja recíproco. A quem tanto nos Ama muito Lhe é devido. Quem ama ao ponto de dar a sua vida por nós; não deu vida, deu a Sua Vida, deu-nos tudo, então muito devemos em Amor.

Amar a Vida é Amar a Deus que é o Senhor da Vida, é Amar os outros porque eles são Vida, são dons que Deus nos pôs ao nosso lado para vivermos com inteligência a recriação e a gestão do mundo e das coisas.

Quando se fala de amor, no comum dos mortais, parece pensar-se só no amor por um homem, ou por uma mulher. A Bíblia ensina-nos que Amor vai para além disso. Se não somos capazes de amarmos a vida tal e qual ela se nos apresenta, se apresenta para o próximo, também não temos capacidade para dar de nós mesmos algo que lhes corresponda em Amor, então, também não se pode amar uma mulher ou um homem em exclusividade. No amor entre um homem e uma mulher, ama-se a vida, dando-lhe a Alma para a recriação e a continuação da espécie ou, mutuamente, se ajudarem no Amor à Vida, o que não pode excluir o Amor a Deus em primeiro lugar, a nós mesmos e aos outros em geral.

Amar a vida é dar-lhe Alma, é saber sustentá-la até ao seu apogeu e não, no ontem que já passou, nem no amanhã que há-de vir, mas, no presente, no aqui e no agora, em toda a dimensão do nosso ser.

A morte de Cristo convida-nos a Amar a Vida e dizia S. Pedro (1 Pedro 3.10): “quem quiser amar a vida e ver dias felizes refreie a sua língua do mal, e os seus lábios da mentira” ou “Quem de vós não quer ter prazer na vida, e deseja longos dias para viver de felicidade? (SL. 34, 12-16) ”.

A Vida há que a salvar. Será o melhor dom que cada um poderá oferecer ao nosso Deus… “Salvá-la” (Mc. 8, 35).

Aquele que ama a sua vida, como única no universo da criação, esse a perderá.
Foi por isso que Deus salvou Daniel da Cova dos Leões porque o profeta Daniel vivia com Amor Global, o Amor a Deus e ser seu mensageiro, era o seu objectivo…



~
 
A vida só tem Alma quando espelha o Amor…e Deus é Amor.

Sem comentários:

Enviar um comentário